Elvira Cristina Martins Tassoni – Coordenação Região sudeste
Doutora em Educação pela Unicamp. Docente permanente do Programa de Pós-Gra- duação em Educação da PUC-Campinas. Participa do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente/PUCC e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI/FURG).
E-mail: cristinatassoni@gmail.com
Artigos
MELO, R. A. ; TASSONI, E. C. M. ; BARRETO, J. P. S. . A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA. CADERNOS CAJUÍNA, v. 8, p. 1-18, 2023.
PASSOS, A. V. B. ; TASSONI, E. C. M. . Experiências de leitura e de escrita vivenciadas por professoras durante a pandemia de COVID-19. REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE), v. 25, p. 1-25, 2023.
ROMAO, P. C. R. ; TASSONI, E. C. M. . OS EFEITOS DA SINDEMIA COVÍDICA NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA), v. 28, p. 1-18, 2023.
TASSONI, E. C. M.; BRITO, A. E. . A alfabetização em tempos de pandemia: tensões, desafios e a persistência de professoras. CADERNOS DE EDUCAÇÃO (UFPEL), v. 66, p. 1-21, 2022.
Capítulo de livro:
TASSONI, E. C. M.; JESUS, E. M. ; ALMEIDA, A. C. . O retorno das aulas presenciais em três estados do sudeste brasileiro: dilemas e ações. In: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo; Adelma das Neves Nunes Barros-Mendes; Adriana Cavalcanti dos Santos; Elvira Cristina Martins Tassoni; Gabriela Medeiros Nogueira; Lourival José Martins Filho; Silvia de Fátima Pilegi Rodrigues. (Org.). Retratos da alfabetização no pós-pandemia: resultados de uma pesquisa em rede. 1ed.Curitiba: CRV, 2024, v. 1, p. 1-20.
TASSONI, E. C. M.; OSTI, Andreia . O QUE PODEMOS APRENDER COM A PANDEMIA? REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORAS PAULISTAS. In: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo. (Org.). Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede. 1ªed.São Paulo: Parábola, 2022, v. 1, p. 83-99.
TASSONI, E. C. M.; SOFIATO, C. G. . Educação e pandemia: tempos e diálogos desafiadores. In: Andréia Osti; Rubens Venditti Júnior. (Org.). Educação em diferentes perspectivas: conceitos, aplicações e interdisciplinaridade no contexto pedagógico. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 15-36.
Trabalhos completos em anais
TASSONI, E. C. M.; MELO, R. A. . A alfabetização de crianças no contexto pós pandemia: revelações da avaliação externa SAEPI. In: VI CONBALF – Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2023, Belém. Anais do VI CONBALF. Florianópolis – UDESC: ABAlf – Associação Brasileira de Alfabetização, 2023. v. 1. p. 1-8.
PASSOS, A. V. B. ; TASSONI, E. C. M. . Do panorama da alfabetização no Brasil às práticas pedagógicas das professoras. In: VI CONBALF – Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2023, Belém. Anais do VI CONBALF. Florianópolis – UDESC: ABAlf – Associação Brasileira de Alfabetização, 2023. v. 1. p. 1-9.
PASSOS, A. V. B. ; TASSONI, E. C. M. . As ações no âmbito da gestão pública educacional de municípios do estado de São Paulo: o ensino remoto emergencial em questão. In: II Congresso Internacional sobre Gestão Educativa: perspectivas educativas em tempos de pandemia e II Seminário Internacional de Grupos de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educativa, 2021, Lima, Peru. Repositório do II Congresso Internacional sobre Gestão Educativa: perspectivas educativas em tempos de pandemia e II Seminário Internacional de Grupos de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educativa. Lima, Peru: PUC-Peru, 2021. v. 1. p. 1-10.
TASSONI, ELVIRA CRISTINA MARTINS. A ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: descobertas e constatações. In: V CONBALF – Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2021, Florianópolis. Trabalhos do V CONBALF – Políticas, Práticas e Resistências. Florianópolis: CONBALF/ABALF, 2021. v. 1. p. 1-7.
Resumos expandidos em anais
PASSOS, A. V. B. ; TASSONI, E. C. M. . Experiências vivenciadas por duas professoras alfabetizadoras durante a pandemia de Covid-19. In: 15º Reunião da ANPEd Sudeste, 2022, Belo Horizonte. Anais da 15º Reunião da ANPEd Sudeste. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 2022. v. 1. p. 1-4.
ROMAO, P. C. R. ; TASSONI, E. C. M. . A percepção dos professores sobre as práticas de leitura e escrita no enfrentamento da sindemia covídica. In: 15º Reunião da ANPEd Sudeste, 2022, Belo Horizonte. Anais da 15º Reunião da ANPEd Sudeste. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 2022. v. 1. p. 1-4.
TASSONI, E. C. M.. A alfabetização e o ensino remoto emergencial: as (im) possibilidades do trabalho pedagógico. In: 40ª Reunião Nacional da ANPEd, 2021, Belém – PA. Anais da 40ª Reunião Nacional da ANPEd. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 2021. v. 1. p. 1-5.
Dissertação
Ana Vitória Bonatti Passos. Concepções sobre alfabetização: um estudo com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da pandemia COVID-19. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elvira Cristina Martins Tassoni.
Iniciação Científica
Lais Cristina de Oliveira. O retorno às aulas presenciais: contribuições do ensino de estratégias autorregulatórias de leitura e escrita. 2023. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elvira Cristina Martins Tassoni.
Priscila Junqueira Colombari. A alfabetização em pauta: compreensões e práticas de professoras de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. 2022. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elvira Cristina Martins Tassoni.
Letícia Ferraz da Silva. A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM PAUTA. 2021. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elvira Cristina Martins Tassoni.